Breadcrubs
1ª Divisão - Resumo - Jornadas 1 e 2
single

Dia 30 de janeiro foi o dia escolhido para o arranque da 1ª Divisão da Liga Portuguesa de Counter Strike. Depois da estreia da 2ª Divisão no passado dia 28 foi a vez das equipas que fazem parte do nível mais elevado da prova lutarem pela conquista dos seus primeiros pontos.

O jogo de estreia colocou logo duas equipas de peso frente a frente Offset e Team HD. Duas equipas com jogadores muito experientes e com vontade de entrarem com tudo na liga. As expectativas davam o favoritismo para o lado dos Offset, visto que se trata de uma das equipas mais dominantes do cenário nacional enquanto a nova Team HD (ex ehehexd) é uma equipa relativamente recente resultado de uma mixed team. No entanto, cada jogo é um jogo e a Team HD surpreendeu ao sair de uma primeira parte bastante sólida com um resultado de 5-10 a atacar. Na segunda parte foi a vez dos Offset atacarem, mas apesar de conseguirem tirar algum partido de algumas falhas e falta de experiência do adversário,não foi o suficiente para dar a volta ao resultado e a nova equipa de “stadodo” perdeu por 7-16 em Cache. Em destaque na partida esteve “pih”.

A segunda batalha da noite colocou os Panthers contra os Baecon em Dust 2.  Os Baecon começaram a atacar e acabaram por conseguir fazer uma primeira parte bastante controlada após as ronda iniciais. Apesar das dificuldades económicas que sentiram devido à desvantagem as panteras lá conseguiram conquistar algumas rondas no final da primeira metade e a segunda parte arrancou com um 6-9 a favor dos Baecon. Na segunda parte os Baecon continuaram a demonstrar ser uma equipa mais coesa que procurava o benefício de toda a equipa e capaz de aproveitar os erros do adversário. Apesar de bons pormenores da parte de jogadores como “dixon” e “H9” faltou mais sinergia e comunicação aos Panthers e os Baecon, que agora contam com “SHOUW” levaram a melhor por 9-16 na sua estreia na LPCS. “Demonos” está de parabéns pela sua performance ao longo da partida

No terceiro jogo e mapa da noite a For The Win enfrentou os Ambition Shows Passion no mapa Train e a equipa de “renatoohaxx” revelou-se bastante retraída a defender na primeira parte. Os jogadores optaram por um estilo de jogo mais recuado e pouco proactivo que resultou num 5-10 a favor da nova casa de “Pizituh” ao final da primeira parte. A esperança da FTW para dar a volta às contas assentava numa performance bastante mais forte e consistente do lado atacante e de facto foi isso que aconteceu. A fénix acabou por encostar os ASP às cordas e empataram o jogo 12 a 12, com direito a grandes jogadas por parte de “renatoohaxx” pelo caminho, mas a partir da 25ª ronda, depois de perderem sete rondas consecutivas os ASP despertaram com uma Triple Kill de “BUJ”. Nas duas rondas seguintes, “whatz” levou quatro jogadores de AWP e “Pizituh” “roubou” uma ronda que parecia perdida impendendo que a FTW voltasse ao jogo. A partida chegou ao fim na ronda seguinte (28ª) e os ASP saíram com os três pontos garantidos. O destaque da partida foi para “Pizituh”

Para fechar a primeira jornada voltámos a Dust 2 para o jogo entre K1ck Esports e GTZ Bulls. O duelo foi bastante equilibrado ao longo de toda a partida e o jogo ficou marcado por alguns erros de ambas as partes e por eco rounds vencidas por quem quer que fosse que estivesse a perder. Os K1ck saíram da primeira parte em melhor estado, com um resultado de 8-7 e tivemos a oportunidade de ver alguns passos de dança de “Misk” dentro do servidor. Contudo o resultado positivo na primeira parte estava longe de significar uma segunda parte fácil para os K1ck. Na ronda 18 foi o capitão “emp” a deitar abaixo quatro adversários para manter os GTZ Bulls em jogo. Apesar de um pouco a custo os K1ck acabaram por obter uma liderança segura no jogo e fecharam as contas em 16-10 para se juntarem à metade de cima da tabela classificativa. “Misk” e “PLAT” estiveram em destaque no jogo.  

O encontro entre Panthers e FTW para o arranque da 2ª Jornada em Inferno pode ser definido em apenas uma palavra REVIRAVOLTA. A FTW saiu da primeira parte com aquilo que parecia que se iria traduzir numa vitória fácil para uma equipa que se mostrou mais proativa em e disposta a derreter tudo relação à jornada anterior. Os Panthers apenas inauguraram o marcador para o seu lado na 12ª ronda e terminaram a primeira parte a perder por 3-12. No entanto, com os papeis invertidos começou também a inverter-se o resultado e se as panteras tinham tido sérias dificuldades na primeira parte, na segunda começaram a ganhar rondas quase ininterruptamente. Os Panthers mantiveram a calma e empataram as contas a 14-14 na 28ª ronda e quando chegou a hora do tudo ou nada quem resolveu foram os Panthers que saíram com a satisfação de uma vitória por 16-14. Quem brilhou na partida foi “derps”, que muitas vezes se mostrou o fator chave quando mais era preciso.

Enquanto o jogo Panthers-FTW se revelou de recuperação e surpresas no mapa Inferno o jogo entre K1ck e Offset resultou numa derrota pesada para os K1ck no mesmo mapa. Os linces conseguiram encaixar apenas a 4ª ronda da primeira parte enquanto jogavam no CT side, mas o resto do jogo foi todo Offset. As equipas terão agora alguns dias de pausa antes da próxima jornada e os K1ck terão de voltar a afiar as garras para poderem trazer melhores resultados na próxima semana. Em destaque na partida estiveram “JUST” e “pr”.

Entre GTZ Bulls e ASP vimos uma partida muito equilibrada em Cache. A primeira parte acabou com um 7-8 no marcador a favor dos ASP. Contudo, a equipa dos Bulls começou a cometer erros e a perder rondas essenciais na segunda parte e os ASP revelaram-se uma autêntica parede de betão que os sus adversários não conseguiram deitar abaixo. A partida terminou com o resultado de 7-16 sem que os GTZ Bulls conseguissem completar um único ataque com sucesso. “fakes2” e “whatz” sobressaíram na partida e os ASP encerraram a sua semana na LPCS com duas vitórias

O último jogo da semana levou-nos pela primeira vez até Nuke para uma partida em que os Baecon, mais uma vez, revelaram-se um grupo coeso e com bom trabalho de equipa contra os Team HD. Com “SHOUW” a demonstrar o porquê de ser conhecido pela sua capacidade para resolver rondas a equipa luso-brasileira saiu da primeira parte com um 11-4 no bolso depois de defender. Os Baecon chegaram ao match point na 20ª ronda e apesar dos esforços de “K0mpa” e dos seus companheiros a partida terminou com um resultado de 16-7 com “SLINKYYY” a resolver na ronda final para os baecon. O destaque da partida acabou mesmo por ir para os portugueses “SHOUW”  e “SLINKYYY

Esta foi apenas a primeira semana de muitos jogos que restam pela frente e será interessante ver os frutos do trabalho destas equipas da 1ª Divisão ao longo das próximas jornadas. Tudo pode acontecer e a classificação pode mudar de um momento para o outro, visto que o resultado de uma única partida pode fazer toda a diferença.

A LPCS regressa na próxima segunda-feira na Twitch, mas até lá podem consultar podem consultar todos os resultados no nosso site  e rever os jogos no Youtube!


Top